segunda-feira, 5 de junho de 2017

Pododermatite

Pododermatite
Resultado de imagem para pododermatite em bovinos
Esta enfermidade em bovinos caracteríza-se por inflamação dos tecidos sensitivos das patas e claudicação grave. Quanto ao aspécto clínico, existe uma terminologia para classificação das afecções dos pés de bovinos, que consiste em um método prático baseado na localização anatômica da lesão. Existem três estágios de evolução da doença sendo o agudo nos primeiros dez dias, o subagudo de dez a quarenta e cinco dias e o crônico acima de quarenta e cinco dias.
A ocorrência das afecções podais são muito comuns no rebanho de gado leiteiro. Suas causas estão relacionadas a diversos fatores, como: o caráter da raça, já que algumas são mais resistentes que outras; o manejo, devido ás condições de higiene dos estábulos; a nutrição dos animais, pois indivíduos que são alimentados com excesso de concentrado possuem cascos menos resistentes além dos efeitos ambientais, como clima, temperatura e solo. Para tal enfermidade, a prevenção é a melhor escolha em relação a custo e benefício, e o mesmo pode ser feito com a instalação do pedilúvio, além do manejo e nutrição adequado para os animais.
Staphylococcus
Resultado de imagem para Staphylococcus
Estafilococos são um género de bactérias gram-positivas e um dos mais comuns patógenostêm formato esférico, aproximadamente 1 micrometro de diâmetro e formam grupos com aspecto de cachos de uvasApós coloração por técnica de Gram, adquirem cor arroxeada ao microscópio óptico, devido à sua membrana simples e parede celular de peptidoglicano grossa, constituída por mureína, ácido teicóico e polissacarídeosOutra característica desses micro-organismos reside no fato de serem anaeróbicos facultativos: vivem em meios aeróbios (usando oxigênio) mas podem, facultativamente, viver em meios anaeróbios (por intermédio da fermentação). De todo modo, seu crescimento é mais rápido em meios aeróbios. Não possuem flagelo, sendo portanto incapazes de se locomover autonomamente. Sua faixa de temperatura ótima para crescimento situa-se entre 30 e 37 graus Celsius, a mesma do corpo humano.
Principais fatores de virulência são: Têm cápsula que protege muitas estirpes contra fagocitose e o sistema imunitário, possuem péptidoglicano, na parede celular: tem alguma atividade de endotoxina, estimulando a febre e vasodilatação excessivas, devido à produção pelas células imunitárias de citocinas como a IL-1, possuem ácidos teicóicos: são fibrilhas como o polissacarídeo A que servem para ancorar a bactéria, impedindo-a de ser arrastada (pelo sangue, urina, suor ou outros fluidos) da sua área de colonização.
 A melhor forma de prevenção é a higienização do ambiente onde os animais ficam, cuidados com os períodos com maior incidência pluviométrica, existem raças que tem uma predisposição as pododermatites, o confinamento aumenta a probabilidade da doença. 

Fonte: http://www.pubvet.com.br/uploads/1b458e0812d69877ca875e954d937844.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brucelose

Brucelose A Brucelose, conhecida também como mal de Bang, febre de malta ou aborto infeccioso, é considerada uma zoonose (transmitida d...